Site Overlay

15 ideias para ganhar dinheiro com comida

Você sabia que é possível transformar os seus dotes culinários em dinheiro? Produzir determinados tipos de pratos e colocá-los a venda pode te ajudar a ganhar uma renda extra ou até mesmo formá-la por inteiro.

Existem diversas possibilidades de comidas que podem ser vendidas. Além disso, dependendo da sua técnica e criatividade, a sua comida pode ser um sucesso de vendas.

Veja agora 15 ideias para ganhar dinheiro com comida trabalhando na sua própria casa.

15 ideias para ganhar dinheiro com comida

1. Brigadeiro

Considerando o fato de que um dos doces preferidos dos brasileiros é o brigadeiro, vender esse doce é um negócio que tem altas chances de dar certo. Você pode vender brigadeiro tradicional, brigadeiro gourmet e até mesmo os brigadeiros recheados e com sabores diferentes, como o de leite ninho. Venda para seus amigos e pessoas mais próximas e expanda seus negócios aceitando encomendas para eventos corporativos ou festas de aniversário e casamento.

2. Bolo no pote

O bolo no pote é outro doce que é sucesso de vendas, pois, além de ser gostoso, é prático para fazer e também para comer. Você pode usar uma fôrma retangular mesmo para assar os bolos. Dependendo do tamanho dela, é possível ter um grande rendimento e montar vários bolos no pote com uma fôrma só. Faça bolos variados, com diferentes sabores de massas e recheios.

3. Pão de mel

O pão de mel exige um pouco mais de trabalho, mas também dá um bom resultado. Assim como o bolo no pote, você pode fazer diferentes sabores de pão de mel, variando nos recheios e coberturas, como de doce de leite, chocolate tradicional e chocolate branco para o recheio, e chocolate tradicional e chocolate branco para a cobertura, por exemplo. Varie também nos tamanhos, fazendo um pão de mel mais simples, com uma só camada de recheio, ou um pão de mel maior, com duas camadas de recheio. Desta forma, você pode ter diferentes preços e atrair diferentes públicos.

4. Trufas

Muito parecidas com os bombons, as trufas podem ser consideradas doces finos e, por isso, podem valer um pouco mais de dinheiro para você. Elas são fáceis de fazer e podem ter diferentes combinações de coberturas e recheios, de modo a agradar a quase todos os paladares. Faça recheios de frutas, como maracujá, morango, limão, o tradicional (chocolate) ou os mais trabalhados, como avelã, leite ninho, entre outros. Uma grande variedade de sabores atrai mais clientes e, consequentemente, te traz mais lucro.

5. Bolo

Além do bolo no pote, você também pode vender o bolo inteiro. Escolha entre bolos caseiros, que são mais fáceis de serem feitos, os bolos recheados, que são mais trabalhados, e ainda os bolos decorados, que são muito solicitados em festas. Use diferentes tipos de recheios e de coberturas, fazendo bolos criativos. Acredite, sua criatividade vale muito dinheiro!

6. Biscoitos decorados

Biscoitos decorados não são tão vendidos quanto brigadeiros ou trufas, mas isso é um ótimo motivo para você investir nesse doce e levar uma inovação para os seus clientes. Você pode fazer biscoitos em diferentes formas, que se adequem em diferentes temas. Assim, venda biscoitos em formato de coração no dia dos namorados, de papai Noel na época do Natal, coelhinhos na Páscoa, entre tantas outras opções.

7. Geleia artesanal

Frutas em formato de geleias têm sido bastante consumidas, o que faz com que você tenha um bom lucro caso invista neste mercado. Você pode fazer geleias de uma única fruta, ou ainda misturá-las, fazendo geleia de frutas vermelhas, de frutas cítricas ou de frutas amarelas, por exemplo. Além disso, você não precisa se limitar às frutas, mas também pode fazer de outros tipos, como geleia de pimenta e geleia de hortelã. Venda para seus amigos e conhecidos, ou ainda, em uma feira artesanal.

8. Doce de leite

Assim como as geleias, o doce de leite artesanal também vende bastante, uma vez que é bastante consumido. Venda em barra, cremoso ou nos dois formatos, em pequenos ou grandes vidros. Faça também uma boa propaganda do seu produto, disponibilizando amostras grátis para conquistar o paladar dos seus futuros clientes.

9. Salada de frutas

Uma opção saudável e deliciosa é a salada de frutas, principalmente nos dias mais quentes, por ser uma sobremesa mais leve. Faça saladas de frutas por encomendas ou venda por aplicativos como iFood e Uber Eats. Você também pode buscar parceria em uma escola ou empresa e vender essa sobremesa lá. Procure dicas de como fazer para as frutas não escurecerem e terem um tempo maior de vida depois de descascadas. Venda saladas de frutas simples e outras mais trabalhadas, com frutas mais exóticas, e aposte nos acompanhamentos, como leite condensado e granola.

10. Pães caseiros

Os pães caseiros são uma boa opção de comida para vender, pois podem ser doces ou salgados. Pães sem recheio não são, necessariamente, menos vendidos do que os recheados. No entanto, você pode dar um diferencial ao seu produto, como cobertura de queijo ralado ou de leite condensado. Considere, ainda, fazer pães para públicos que têm o paladar mais restrito, como os veganos e os intolerantes a lactose ou a glúten.

11. Salgadinhos para festa

Nas festas, os salgadinhos são um dos atrativos mais importantes. Venda, sob encomenda, salgadinhos de diferentes tamanhos, fritos ou assados, e com diferentes recheios. Saia do tradicional e faça recheios diferenciados, e aprenda a fazer empadas e croissants, que têm uma massa mais trabalhosa para fazer. Dessa maneira, o seu lucro pode ser maior, considerando o seu diferencial e a qualidade do seu salgadinho.

12. Marmitas de comida caseira

Você ainda pode investir na comida caseira, que você faz na sua casa diariamente. Nem todo mundo que trabalha fora consegue fazer sua própria marmita ou almoçar em um restaurante todos os dias. Por essa razão, você pode fabricar marmitas para vender por encomenda ou por aplicativo e fazer um bom dinheiro com isso. Varie o seu cardápio e tenha uma boa seleção de ingredientes, pois isso valoriza o seu prato. Além disso, faça marmitas bem servidas, com uma mistura e um legume, se possível. Isso faz com que os clientes que gostarem da sua comida sejam fiéis e te indiquem para outras pessoas.

13. Marmitas fit

Não são só as marmitas de comida caseira que fazem sucesso, mas também as de comidas mais leves e saudáveis, como as para o público vegetariano e vegano. Faça saladas de legumes com alguma proteína e um carboidrato, ou inove com pratos sofisticados, como uma feijoada vegana, estrogonofe vegano e até omelete vegano. Ou ainda, fabrique marmitas voltadas para o público que se exercita, como aquelas que contém frango, batata doce e ovos cozidos.

14. Hambúrguer (food truck)

Uma boa carne, um bom tempero e um bom molho podem conquistar a fidelidade dos seus clientes quando você vende um delicioso hambúrguer na garagem da sua casa. Os acompanhamentos são sempre muito bem vindos. No início, você pode vender só batata frita, refrigerante e suco, mas conforme o seu negócio for crescendo, você pode acrescentar outras opções de acompanhamentos, como cebola frita, palitos de mussarela fritos e frango frito, e até conseguir uma boa localização para alavancar suas vendas.

15. Salada no pote

Semelhante às marmitas fit, você pode selecionar verduras e legumes para fazer pequenas porções de saladas e colocá-las em potes ou copos para vender. Nas feiras de rua, é possível encontrar diferentes tipo de verduras e oferecer saladas variadas, desde as mais simples, como uma de folhas verdes, como as mais trabalhadas e bem servidas, como as que levam ovos e outros ingredientes além das verduras. Você ainda pode oferecer um tempero caseiro como diferencial e atrair mais clientes.