Site Overlay

Aprenda a ter mais dinheiro

Nem sempre é preciso depender de outras pessoas ou situações para ter mais dinheiro. Com as práticas certas, você pode usar melhor a sua renda e fazer com que o mês acabe antes do seu salário.

1. Planeje o orçamento e comece a reduzir despesas

Às vezes fica aquela impressão de que não dá mais para cortar nenhum gasto do mês. Isso pode até ser verdade, mas se você não encontra o que cortar, saiba que ainda dá para diminuir os gastos que você já tem! O primeiro passo é identificar todos os custos atuais, fixos ou não, e descobrir exatamente para onde vai o seu dinheiro. Nessa hora vale tudo: anotar em um caderno, usar aplicativos, fazer uma planilha.

O importante é criar o hábito de anotar os gastos. Com essa medida, você já vai identificar quais são as suas despesas mensais e onde estão os maiores gastos da família. Então, é só partir para a economia: gastar menos água, fugir dos truques do comércio que fazem você gastar mais, escolher a lâmpada mais em conta, por exemplo.

2. Tente aumentar a sua renda

Economizar faz muita diferença no dinheiro que sobra todo mês, mas ganhar mais dinheiro é uma opção ainda melhor para dar uma folga no seu orçamento. Pense no que você gosta de fazer e se é possível ganhar dinheiro com isso! Arrasa na cozinha? Que tal fazer cupcakes?  Mas se você é boa em vendas e conhece bastante gente, revender produtos de beleza pode ser uma boa opção. Invente uma maneira criativa de ganhar dinheiro fazendo um bico! o

Não é preciso ter grandes quantias para começar a investir. Para colocar seu dinheiro na poupança, por exemplo, você pode começar com qualquer valor. Títulos do Tesouro Nacional também podem ser comprados com pequenas quantias e, dependendo do tipo de investimento que você comprar, quase não terá o risco de perder dinheiro.

Atualmente, uma nova maneira de começar a investir sem correr riscos é aplicando em contas correntes remuneradas. Esse tipo de conta funciona de forma semelhante à poupança, mas apresenta uma rentabilidade maior, além de fazer com que você lucre diariamente, e não apenas uma vez por mês.