Site Overlay

Conta bancária com menos de 18 anos, é possível?

A conta corrente pode ser aberta por menores de 18 anos, mas existem duas formas diferentes: uma para jovens menores de 16 anos e outra para aqueles que têm idade entre 16 e 18.

Aqueles acima de 16 anos podem fazer a solicitação de abertura da conta, mas precisam de um responsável legal para dar uma assistência com relação ao contrato. Já os menores dessa faixa etária devem ser representados por um responsável legal, que deve comparecer ao banco para pedir a abertura da conta.

Atualmente, diversos bancos digitais têm ofertado produtos para esse público alvo. Por isso é importante avaliar todas as opções antes de definir qual instituição financeira contratar.

Como abrir a conta bancária?

Se sua opção for um banco tradicional, o primeiro passo consiste em buscar as melhores ofertas e se dirigir pessoalmente até uma agência.

O ideal é analisar quais são as tarifas cobradas para manter a conta aberta. Além disso, verifique quais são os outros produtos oferecidos para a contratação.

Já no caso dos bancos digitais todo o processo é feito de forma online. Dentro do aplicativo de cada instituição é possível fazer o pedido e o envio dos documentos solicitados. Mas nesse caso também é importante analisar quais as vantagens de cada instituição financeira.

Quais os documentos necessários para abrir a conta bancária?

Como a conta bancária será aberta para um menor de idade, os bancos vão solicitar os documentos tanto do titular quanto do responsável legal.

Normalmente é preciso apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. No caso dos bancos digitais, estes documentos são enviados pelo aplicativo ou site da instituição.

Bancos que oferecem conta para menores de 18 anos

Nem todos os bancos possuem a opção de conta corrente para menores de idade. Dentre os bancos tradicionais e os digitais, veja algumas alternativas:

Next Joy

Essa é uma conta do banco digital Next e que permite a abertura de conta para jovens e crianças de 3 a 17 anos de idade.

BB conta jovem

O Banco do Brasil tem essa opção que ainda disponibiliza cartão e cheque. O público alvo tem de 12 a 21 anos.

Bradesco Click Conta

Todo o processo é feito online através do aplicativo do Bradesco. A conta pode ser aberta para jovens até os 17 anos.

Social Bank

Essa opção tem um público mais restrito, que vai dos 14 aos 17. O pedido é feito online, mas é preciso apresentar uma autorização assinada pelo responsável legal.