Site Overlay

CPF para crianças: como tirar

Desde 2015, o CPF para crianças pode ser tirado facilmente no cartório, juntamente com a emissão da certidão de nascimento do recém-nascido. Para os adultos, esse documento é importante principalmente na Declaração do Imposto de Renda, onde é necessário apontar os dependentes. Entenda melhor como este documento é feito.

Como tirar o CPF para crianças

Se você precisa fazer o Cadastro de Pessoas Físicas para o seu bebê recém-nascido, basta ir até o cartório para fazer a sua certidão de nascimento. A numeração do CPF poderá ser encontrada na própria certidão de nascimento.

Já se a criança nasceu antes de 2015, ainda não tem o CPF e precisa tirar, os seus pais deverão ir até um dos postos de atendimento autorizados pela Receita Federal, em uma agência dos Correios ou em uma agência do Banco do Brasil e solicitar a emissão do documento.

Será necessário apresentar a certidão de nascimento da criança e os documentos de identificação dos pais. A taxa para este serviço é de R$ 7,50.

Documentos necessários

A documentação necessária para a emissão do documento é:

  • Documento de identidade da criança ou adolescente (RG ou certidão de nascimento);
  •  Documento de identificação do responsável (RG ou certidão de nascimento e CPF).

Após a inscrição do CPF, o responsável receberá um comprovante com a numeração do documento. Caso o documento seja emitido juntamente com a certidão de nascimento, o seu número estará na própria certidão. 

A sequência de números do CPF era anexada em um cartão da cor azul até alguns anos atrás. Hoje, o número pode ser consultado na internet no site da Receita Federal, impresso e plastificado.

Emissão para maiores de 16 anos

Adolescentes maiores de 16 anos podem solicitar o documento presencialmente nos postos autorizados, mas também podem pedir o serviço pela internet gratuitamente.

Para isso, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “CPF”, em “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil” e depois em “online”. Preencha os campos com os dados necessários e pronto!

Neste tipo de emissão, o cidadão já precisa ter o título de eleitor.

Por que tirar CPF para menores de idade

Há duas razões para isso. A primeira é para completar a sua Declaração de Imposto de Renda. Caso você seja declarante, você precisa colocar todos os seus dependentes na declaração e os seus respectivos números de CPF. Isso é obrigatório desde 2019.

A segunda razão é para oferecer mais praticidade à criança. Ela já vai crescer inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas e não terá que se preocupar futuramente com a emissão do documento.