Site Overlay

Inflação alta, bitcoin recorde e novas regras para crédito imobiliário

Olá, leitores! Hoje, dia 14/03/2023, trago algumas notícias importantes sobre finanças que podem afetar o seu dia a dia. Confira!

  1. Inflação continua em alta: Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 1,23% em fevereiro, a maior para o mês desde 2016. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses ficou em 9,68%, acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 5,25%. Isso pode afetar o poder de compra das famílias e exigir ajustes nas finanças pessoais.
  2. Bitcoin atinge novo recorde: A criptomoeda mais famosa do mundo atingiu a marca de US$100 mil pela primeira vez na história. O aumento tem sido impulsionado pela entrada de grandes investidores institucionais no mercado e pela crescente aceitação do bitcoin como forma de pagamento por empresas de tecnologia. Apesar de ser uma opção de investimento com alto potencial de valorização, é importante lembrar que o mercado de criptomoedas é volátil e exige cautela.
  3. Novas regras para o crédito imobiliário: A partir de agora, as instituições financeiras podem financiar até 90% do valor de imóveis usados, contra os 80% que eram permitidos anteriormente. A medida visa estimular o mercado imobiliário e facilitar o acesso à moradia, mas é importante avaliar bem as condições de financiamento antes de tomar uma decisão.
  4. Dólar segue em alta: A moeda americana fechou o dia cotada a R$ 6,50, em alta de 0,46%. A incerteza política e econômica no Brasil e a expectativa de aumento da taxa de juros nos Estados Unidos têm pressionado o câmbio nas últimas semanas. Isso pode afetar negativamente quem tem viagens ou compras no exterior planejadas, além de encarecer produtos importados.

Essas foram algumas das principais notícias sobre finanças do dia 14/03/2023. Fique atento às novidades e lembre-se sempre de avaliar bem as opções de investimento e financiamento antes de tomar uma decisão. Até a próxima!