Site Overlay

Renda bruta – O que é e o que significa

A renda bruta é a soma de todo o dinheiro, sem descontos, que cada integrante da família ganha. Esses valores podem ser de salários, pensão alimentícia, INSS público ou privado, renda autônoma, ou qualquer outra renda que o indivíduo receba.

É importante saber a renda bruta dos membros familiares porque alguns programas solicitam a soma desse valor para liberar benefícios. Bilhete Único, bolsas de estudo e programas educativos são algumas das ocasiões que pedem a declaração de renda para conceder descontos.

A liberação de empréstimos também pode depender da comprovação de renda bruta familiar. Para a agência bancária, é importante entender qual a situação financeira do cliente a fim de liberar o crédito, tendo uma garantia maior de que o pagamento da dívida será feito.

A renda bruta é diferente da renda líquida. Enquanto a primeira inclui todo o salário mensal sem exceções, a segunda é o valor que sobra, levando em consideração os descontos de INSS e imposto de renda.

Renda bruta: o que isso muda na minha vida

Esse cálculo também deve ser feito quando o indivíduo vai declarar o imposto de renda. É fundamental saber o rendimento bruto anual e todas as despesas para efetuar a declaração e não cair na malha fina.

Para saber qual o valor equivalente a cada integrante da família, basta dividir o valor total ao número de moradores da residência que você chegará à renda per capita.

Para quem é assalariado, comprovar a renda é mais fácil, uma vez que basta apresentar os recibos de salário. Já para autônomos, a situação muda um pouco, já que não existe uma renda fixa na maioria das vezes.

Uma alternativa é apresentar os recibos de produtos e serviços prestados, assim como as notas fiscais, e ainda os extratos bancários e até a declaração de imposto de renda.