Site Overlay

Vale a pena pedir empréstimo para investir?

Muitas pessoas querem começar a investir, mas não possuem capital para isso. Nesse caso, uma das alternativas mais procuradas é o empréstimo pessoal.

Mas será que pegar dinheiro emprestado para investir é uma boa opção? Nesse post vamos falar mais sobre esse assunto e mostrar se é ou não uma boa saída.

A verdade é que tudo que envolve finanças acaba tendo uma resposta variável. O ideal é que lucro obtido pelo empréstimo seja superior aos juros pagos nas parcelas do crédito.

No mercado existem diversas modalidades de empréstimo disponíveis. Algumas com taxas de juros menores que as outras, mas isto depende de uma série de fatores.

O ideal é utilizar um que tenha um juros mais baixo, que normalmente são aqueles em que o cliente oferece garantia ou em que a parcela é descontada diretamente do salário (consignado).

Investimento em renda fixa

A grande questão é que mesmo no caso das linhas de crédito com juros menores, o retorno dos investimentos de renda fixa não consegue suprir esses valores.

Investimento em renda variável

As rendas variáveis conseguem proporcionar ganhos mais altos, mas isso não é uma garantia. Os riscos neste tipo de investimento também são grandes.

Os resultados são variáveis e dependem muito do momento atravessado pelo país. Em tempos de crise, as chances de perda são bem maiores.

Decidi pegar empréstimo para investir. Quais cuidados devo tomar?

Se mesmo diante dos riscos você resolver tomar um empréstimo para o investimento, saiba que é necessário ter cautela e se atentar a alguns detalhes:

CET do empréstimo

O Custo Efetivo Total do empréstimo engloba as taxas de juros, tarifas e tributos desse produto. Por essa razão é preciso se atentar ao prazo para pagamento. Quanto mais parcelas, maior o CET.

Taxa de juros

Como já citamos, as taxas de juros são importantíssimas na hora de definir se vale a pena ou não pegar empréstimo para investir.

O mais correto é ir atrás de linhas que ofereçam taxas menores, mas isso vai depender das condições ofertadas por cada instituição financeira.

Quer saber mais sobre empréstimos? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos.